Filosofia da Educação
CONCEITUAÇÃO FILOSÓFICA
O QUE É EDUCAÇÃO?
Esta pergunta não nasceu com a contemporaneidade. Ao observar a história, sobretudo a do pensamento, percebe-se que o homem sempre se preocupou com sua formação. Platão, no livro três da República, escreve: “a educação é a virtude perfeita que por toda vida faz-nos abraçar ou aborrecer aquilo que merece o nosso amor ou a nossa aversão”. Virtude é o hábito bom, isto é, uma disposição permanente, estável para agir bem. Aristóteles, quando questionado sobre a educação, respondeu: “educar é conduzir o homem à criação de bons hábitos”. Bons hábitos estes que conduzirão o homem à perfeição para a qual foi criado. Educar é aperfeiçoar. É fomentar a criação de bons hábitos, é alimentar as virtudes. Este aperfeiçoamento e esta promoção se fazem necessários, afinal, notoriamente o homem é, entre todos os animais, o mais necessitado de auxílios e, sem estes, não consegue sequer garantir sua sobrevivência.
A palavra educação vem do latim educere, que significa extrair, tirar, desenvolver. Como acertadamente afirmam alguns, educar é tirar de dentro. Tendo em vista ainda a etimologia da palavra, pode-se dizer também que educar é conduzir, alimentar, explicitar, parir.
Educação é, essencialmente, o processo contínuo de desenvolvimento e formação da pessoa humana como um todo. Começa na origem e se estende até a morte.
É um processo vital para o qual devem concorrer todas as forças, naturais e espirituais, conjugadas pela ação consciente do educador e pela vontade livre do educando. A educação tem como objetivo levar o ser educável a atualizar todas as suas potências.
Não se pode reduzi-la à mera preparação para fins exclusivamente utilitários ou para o desenvolvimento de características parciais da personalidade.
A autêntica educação abrange o homem integral, em todos os aspectos de seu corpo e de sua alma, ou seja, em toda a extensão de sua vida sensível, espiritual, intelectual, moral,