Relação entre o homem e os bens avaliados
Cristina Jordão nº 06
Marlene França nº 22
RELAÇÃO ENTRE O HOMEM, OS BENS E A AVALIAÇÃO.
1. Porque o homem dá valor às coisas?
Pela necessidade que ele tem de obter e usufruir de certas coisas. Por exemplo, a água, o homem necessita dela para a sua sobrevivência. Cada pessoa em particular tem necessidades diferentes e por conta disso valorizam coisas diferentes. Prezar alguma coisa significa atribuir-lhe importância; qualquer coisa quer você muito preza pode ser considerada um valor.
2. O que é valor?
O valor é uma qualidade que confere às coisas, aos feitos ou às pessoas uma estimativa, seja ela positiva ou negativa.
3. O que é preço?
É o montante em dinheiro que estão dispostos a pagar os clientes, consumidores e usuários para lograr o uso, possessão ou consumo de um produto ou serviço específico.
4. O que é valor de mercado? Refere-se ao valor que um produto atinge no mercado, baseando-se na concorrência de mercado e lei de oferta e procura. Costuma-se contrapor o valor de mercado ao valor real do produto.
5. O que é Avaliação de imóveis?
Consiste na determinação do valor pecuniário de um bem imóvel, de seus frutos ou direitos, através de procedimentos cujo conhecimento técnico e a percepção de mercado são essenciais.
6. Qual o conhecimento básico para se realizar avaliações de imóveis?
Conhecimento básico na área de direito imobiliário, matemática financeira, engenharia, arquitetura, topografia e informática, além de noções dos aspectos legais da atividade de avaliador e aspectos gerais relacionados a sistemas construtivos e a projetos arquitetônicos.
7. Em um mercado concorrido como o nosso cite o que diferencia o preço e o valor de mercado, e porque eles não são necessariamente coincidentes.
Preço é o que se paga e valor é o que se leva.
Valor não é algo facultado pela organização. Os clientes é que determinam. Ele é construído por múltiplos componentes: utilidade do produto, qualidade, imagem