Motivação
Alba Maria Farias
Maria Janete Cesário Braga
Roseno Dias dos Santos
RESUMO
Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar a importância da motivação no desempenho dos funcionários públicos da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL em Rio Branco/AC
Teve-se como objetivos específicos verificar os principais fatores que motivaram os funcionários da CAIXA no ano de 2007, no período de 28/05/2007 e 17/07/2007. O pressuposto básico foi elaborado a partir da análise dos dados da pesquisa de Clima Organizacional da CAIXA, observamos que vários fatores interferem diretamente no nível de satisfação dos empregados, gerando uma identidade e reconhecimento pelo desempenho de suas atribuição e que são mais eficientes quando correspondem diretamente a metas e valores dos mesmos. Para tanto, são discutidas brevemente as principais teorias que explicam a motivação no trabalho. Com base nos resultados, é introduzido o conceito de clima organizacional e discutida a sua forma de avaliação na organização. Conclui-se que o conhecimento do clima organizacional e motivacional do funcionário possibilita o desenvolvimento de programas diferenciados de motivação dentro da organização, visando à atender a metas dos funcionário da CAIXA.
Palavras-chaves: motivação no trabalho; clima organizacional; teorias de motivação.
1. INTRODUÇÃO
Discorrer sobre motivação no setor púbico é ao mesmo tempo imprescindível e arriscado. Imprescindível, porque os serviços públicos representam hoje um papel determinante em todos os países industrializados e, por outro lado, porque o Estado cumpre sempre com as funções centrais na vida coletiva da sociedade. E arriscado, pois, geralmente, para muita gente, os serviços públicos ficam associados à imagem de funcionários pouco inclinados a trabalhar e preocupados com suas vantagens e privilégios.
Mas, interessar-se pela motivação para