Ética e atuação Profissional
ÉTICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL
GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA
NOME ALUNO
ÉTICA
ARAGUAINA – TO
2013
OS VALORES
Existem vários tipos de atos morais, por isto há a necessidade de escolher um entre eles. Esta escolha é de acordo com a preferência de cada indivíduo. Ter de escolher supõe que preferimos o mais valioso ao menos valioso moralmente.
1. QUE SÃO OS VALORES
Os valores da moral tem vários sentidos: como a bondade, a beleza, a justiça, assim como os respectivos lados negativo: inutilidade, maldade, fealdade, injustiça etc. Estes valores são atribuídos às coisas ou aos objetos, estes podem ser naturais, ou produzido pelo homem. O objeto valioso não pode existir sem certa relação com um sujeito, nem independentemente das propriedades naturais, física e sensíveis que sustenta seu valor.
2. SOBRE O VALOR ECONÔMICO
Derivado da economia o termo “valor” se estende a todos os setores de atividade humana, inclusive na moral. Se tratando do valor em geral, independentemente de ser natural ou produto do trabalho humano, o objeto só tem valor se satisfazer alguma necessidade humana. Transformado em mercadorias estes objetos tem duplo valor: de uso e de troca. Enquanto o valor de uso põe o objeto numa relação clara e direta com o homem (com a necessidade quem vem satisfazer), o valor da troca aparece superficialmente como uma propriedade das coisas, sem relação alguma com o mesmo. Portanto o valor de troca, como o de uso, é propriedade do objeto somente com relação ao homem, como sua propriedade humana e social.
3. DEFINIÇÃO DO VALOR
Os objetos podem ter valor somente quando dotados realmente de certas propriedades objetivas, sendo assim concluímos que o valor não é propriedade dos objetos em si, mas propriedade adquirida graças à sua relação com o homem como ser social.
4. OBJETIVISMO E SUBJETIVISMO AXIOLÓGICOS
A natureza do valor, permite-nos