Texto_6_ _os_valores
890 palavras
4 páginas
Texto 6 - os valoresVivemos hoje uma “crise de valores”. Os valores espirituais e morais são enaltecidos verbalmente mas tem pouca influencia no comportamento humano prático. O que impera é a ganância do dinheiro, do lucro fácil, do poder pelo poder, a busca do prazer, do conforto, dos bens que dão prestígio e “status”.
A expressão “crise de valores”, significa antes de tudo, um deslocamento da importância dos valores, uma subversão da escala de valores.
Há também exemplos que superam o passado, onde muitos procuram ser autênticos, sem máscara, plenamente genuínos e verdadeiros. Mas são raros.
Mas tem aumentado muito na sociedade a pregação de uma nova consciência pelos direitos humanos, onde o fundamento dessa pregação está a exigência de mais justiça social, de respeito as minorias,pelo fim da discriminação racial,de gênero social, dos direitos de uma condição mínima de dignidade humana, como direito ao trabalho,educação,saúde,lazer,transporte,vestuário,etc. o que são? a bondade, a justiça, a honestidade, respeito, solidariedade, etc. e os contra valores? Desonestidade, autoritarismo, exploração, dominação, maldade, egoísmo, individualismo, etc.
Em primeiro lugar temos os valores que atribuímos ás coisas ou aos objetos, tanto os naturais com os produzidos pelo homem.
Aliás, o termo ‘valor’, deriva da economia, e foi Marx que desvendou suas características. e o fez ao analisar a sociedade do ponto de vista de suas relações econômicas, ao perceber que as ‘coisas’ tinham um valor de uso e um valor de troca. a) de uso - quando satisfaz uma necessidade humana. Quando uma mercadoria se torna um objeto útil. a mercadoria vale na medida em que podemos usá-la .
b) valor de troca - quando estes produtos se destinam não só a ser usados, mas antes de tudo a ser trocados, transformam-se em mercadorias, adquirindo um duplo valor: de uso e de troca.
O valor de troca se dá a partir das relações sociais baseadas na propriedade privada dos meios de produção. e por isso é