Relação entre o filme "O pequeno Nicolau" e dois artigos voltados para a Pedagogia/Infância/ Criança
Aluna: Elayne P. Melo
Pedagogia – Noturno
Disciplina: Educação Infantil
Data: 22/10/2012
Introdução:
Este trabalho tem como objetivo buscar uma relação entre o filme “ O pequeno Nicolau” e um capítulo do livro “ EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL contextos, práticas e pesquisa”, utilizado na disciplina neste semestre. O capitulo escolhido foi “As manifestações infantis e as práticas pedagógicas” de Daniella Guimarães. Fiz uso ainda, do capitulo “ Espaço e tempo da brincadeira: corre, vai, vai mais uma vez!” de Silvia Néli.
Primeiramente tratarei da maneira como estes foram escolhidos. Em seguida apresentarei um breve resumo do que se trata o filme e por fim buscarei relações entre ambos.
Acerca da escolha:
Para a realização deste trabalho nos foi apresentado uma lista com nomes de filmes, assisti alguns e a partir de alguns levantamentos feitos percebi que “ O pequeno Nicolau” foi o que mais me chamou atenção, o que mais me suscitou questionamentos e reflexões. A partir de então relembrando e revendo o livro fui buscar o capítulo que mais me possibilitava pensar sobre as questões levantadas e foi então que me deparei com dois capítulos que me ajudaram bastante a pensar sobre. Curiosamente um desses capítulos começava bastante parecido com o filme, mas sobre isso comentarei mais adiante. E assim fui relacionando as ideias apresentadas nos capítulos e os questionamentos levantados sobre o filme. E esta foi a maneira como se deu a escolha do que tratar nesse trabalho.
Entendendo o filme:
O filme se passa na França nos anos 50, A história é contada por Nicolau que é um menino muito esperto e possuidor de muita imaginação e fantasia, típicos das crianças. Ele é filho único e mimado pela mãe, adora a sua vida tanto que não quer crescer. Tudo corria tranquilamente até que um dia um amigo chega contando para ele e para seus amigos que vai ter um irmão e quais foram os acontecimentos que