Brinquedoteca
Muitas pré-escolas já instituíram que sexta-feira é o dia do brinquedo. Outras não têm um dia estipulado, mas um horário na rotina de atividades dedicado aos brinquedos trazidos de casa. Mas afinal, qual a importância pedagógica de levar os brinquedos para a escola na Educação Infantil?
O objetivo é bem maior do que o de proporcionar alguns momentos de lazer descontraído. "Ao trazer de casa o seu brinquedo, a criança traz um pouco do seu cotidiano fora da escola e vai compartilhá-lo com o grupo", explica Suzy Março de Souza, coordenadora pedagógica do Colégio AB Sabin, de São Paulo. Veja abaixo o que as crianças podem aprender com essa atividade e como ela pode ser organizada.
Desenvolve a expressão oral
Levar o brinquedo para a escola e contar para os colegas sobre ele ajuda as crianças a exercitar a expressão oral. "No dia do brinquedo fazemos uma roda de conversa e cada criança é convidada a apresentar o que trouxe, a contar sobre ele", diz Suzy Março de Souza, coordenadora pedagógica do Colégio AB Sabin. "Isso ajuda os alunos a desenvolver a argumentação. Além disso, muitas vezes traz para os educadores histórias do cotidiano dos alunos, já que a criança é levada a contar quem deu o brinquedo ou porque ela pediu para tê-lo, por que o escolheu, com que estava na