Relação entre a Crise de 29 e a Primeira e Segunda Guerra Mundial
Que a Primeira Guerra Mundial influenciou na Crise de 1929 é fato, mas para se poder entender o motivo, não se pode deixar de dar um rápido resumo sobre a mesma.
Bom, parece um pouco complicado de se explicar, mas a Primeira Guerra Mundial teve como base altos lucros da burguesia. Pode-se considerar a Primeira Guerra Mundial como um conflito imperialista e tinha como seu objetivo conquistar terras e mercados maiores. A guerra foi o motivo da mudança do capitalismo.
Partindo para o contexto histórico, o pós guerra, principalmente nos Estados Unidos foi de muitos benefícios, pois com toda Europa derrotada, se tornou a maior potência do planeta. A sua economia aumentou, principalmente com os empréstimos, suas exportações, a produção fordista em alta, ou seja, quanto maior é a produção, maiores os lucros são.
2.0- CRISE DE 29
A crise começou em 1929, e veio seguida da Crise da Superprodução, que foi quando começaram a ter muitas mercadorias estocadas, com isso, para a liberação das mesmas, os preços abaixaram muito, e como uma coisa liga a outra, veio a Grande Depressão, como veio à falência, com muito estoque e com preços baixos, a indústria não tinha como ver lucros, só prejuízos, assim, trazendo desempregos e a miséria.
Percebe? Inverta os acontecimentos. Com desemprego, não se pode ter fundos, dinheiro para comprar mercadorias. A crise começou nos EUA e se espalhou por todo mundo. A Bolsa de Nova York foi uma conseqüência imediata para a crise de 1929.
O famoso New Deal foi um plano econômico, colocada em prática por Franklin D. Roosevelt, com a intenção de recuperação, que tinha como objetivo por fim no liberalismo econômico e de colocar o Estado na intervenção na economia para com isso, evitar que a crise fosse mais violenta. Chamada como prática keynesianas por serem justificadas pelas ideias de John M. Keynes.
O Estado começou a investir em obras públicas, para assim, render mais empregos para os que já estavam na miséria,