Comércio exterior crises e o mercado global
CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA
COMÉRCIO EXTERIOR:
Crises e o Mercado Global
VILA VELHA – ES
2011
COMÉRCIO EXTERIOR:
Crises e o Mercado Global
Projeto de pesquisa apresentado ao Centro Integrado SESI – SENAI, como requisito para conclusão do curso Técnico em Logística orientado pelo professor Renato Antonio Poletti.
VILA VELHA – ES
2011
2. PROBLEMA DE PESQUISA
Uma crise financeira pode começar em um determinado país, mas como o mundo está interligado no mercado global o que começa em um afeta o outro, e assim acaba atingindo tanto o mercado, quanto a economia.
3. OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral: Compreender a influência que uma crise em um determinado país pode exercer na economia mundial.
3.2 Objetivos Específicos: * Identificar a posição dos países afetados dentro dessas crises; * Compreender a forma pela qual esses países reconstroem sua economia frente às dificuldades encontradas, e as razões (nos plano doméstico e internacional) que os levaram a tê-la; * Analisar a posição econômica do Brasil diante dessas crises.
4. INTRODUÇÃO
Comércio num sentido amplo baseia-se no escambo (troca) de produtos ou serviços, através de fronteiras internacionais ou nacionais. Na antiguidade os produtos e serviços eram trocados por outros produtos, onde a mercadoria era avaliada de acordo com o tempo ou força de trabalho gasto para produzi-la, ou até mesmo na lei da demanda e oferta, que baseia-se em quanto mais pessoas consumem um produto ou serviço mais o mesmo vai valer. Algumas mercadorias eram bem mais procuradas do que outras e valiam como o dinheiro da época. Com o passar dos anos foi-se modificando e aperfeiçoando o sistema de trocas, onde foi concedida a moeda, um bem que é emitido e controlado pelo governo de cada país, um papel ou moeda com valores significativos de cada localização. O dinheiro está ligado diretamente à economia, Pois, a quantidade de dinheiro em uma determinada