Intercionalização
Mercado externo é oportunidade de negócios e crescimento
Atuar no mercado internacional pode tornar as micros e pequenas empresas brasileiras mais competitivas e rentáveis.
É uma excelente oportunidade de conquistar clientes em mercados externos e importar produtos/serviços com alto valor agregado.
As empresas também podem fechar parcerias com outros negócios no exterior para fornecer produtos e comprar tecnologia.
Internacionalização das empresas brasileiras
A internacionalização das empresas brasileiras é um dos aspectos fundamentais para a melhora da qualidade da inserção externa da economia. Há hoje uma pequena elite de empresas brasileiras internacionalizadas, mas isso ainda depende muito delas próprias. O país carece de uma estratégia mais integrada de internacionalização das empresas.
A globalização da economia nos últimos dois decênios criou uma nova realidade competitiva. Os investimentos diretos estrangeiros (IDE), potencializados pelas estratégias de internacionalização das empresas, cresceram da média de US$ 100 bilhões no final da década de 1980 para cerca de US$ 600 bilhões nos anos 2000. Cerca de 30% desse volume é destinado a países em desenvolvimento. O Brasil conseguiu se colocar entre os principais recebedores desses recursos. Nos acumulado dos últimos sete anos, só perde para a China. No entanto, do outro lado da ponta, os investimentos brasileiros no exterior ainda são pouco expressivos.
A questão é que há uma correlação cada vez maior entre IDE, comércio exterior e inovação. As mesmas empresas que têm grande destaque nas operações de internacionalização, são também as líderes no comércio internacional e na geração de inovações. Hoje, mais de 60% do comércio internacional é de responsabilidade das empresas transnacionais. Da mesma forma, a maioria absoluta das inovações, especialmente nas áreas de alta tecnologia, são geradas por essas empresas. A inovação constante passou a ser determinante para a