O estado de são paulo - midas sociais
Este estudo visa fazer um apontamento das estratégias utilizadas pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, para manter-se no mercado diante da grande oferta de notícias gratuitas disponíveis na internet e a facilidade de leitura que este tipo de canal oferece.
Diante disto interessa investigar como o “Estadão” faz para se construir como um dos principais jornais de São Paulo também no ambiente virtual. O “boom” da internet, poderia ter causado a falência deste tradicional veiculo de informação de SP, veremos então, o caminho percorrido por ele para impedir tal acontecimento.
Para que o avanço do jornal fique melhor perceptível, apresentaremos um breve histórico sobre como o jornal fez para se construir no seu passado em comparação com as estratégias utilizadas em seu momento contemporâneo.
Faremos um breve relato do surgimento da mídia impressa e das novas tecnologias para em seguida apontar os caminhos percorridos pelo jornal para manter-se como uma das principais fontes de informações do estado. Sua atuação e integração nas redes sociais, o lançamento do jornal online e mais recentemente o lançamento do aplicativo para a leitura do jornal em tablets.
Este artigo mostra-se relevante para que se possa perceber que o surgimento de uma nova mídia não necessariamente significa a extinção de outra, como quando surgiu a televisão e pensou-se que seria o fim da era do rádio. O surgimento de uma nova mídia, como mostraremos, pode sim impulsionar a já existente a trilhar novos caminhos e buscar novas possibilidades e adequação a realidade midiática.
Neste trabalho será analisado o atual formato digital do jornal O Estado de S.Paulo, passando pelo seu atual web jornal, participação nas redes sociais e lançamento de aplicativos para celulares e tablets e os benefícios que o tais ferramentas trouxeram ao “Estadão”.
Neste artigo , foi usado o método de pesquisa bibliográfica em livros e artigos pertinentes ao tema que