TOTALITARISMO
2015
CRISE DE 29 E
TOTALITARISMO
2ª Prova II Bimestre 2015
Professor Mestre Luiz Vicente
Fatores da Crise de 29
Diminuição
do consumo: o aumento do salário é menor que o aumento da produção, gerando uma diminuição do consumo e a falência de várias indústrias;
Superprodução agrícola: devido ao processo de evolução tecnológica no campo e pela recuperação da agricultura europeia no pós-guerra
(excedente da produção agrícola);
Crack da bolsa de Nova Iorque: o excesso de otimismo, referente ao crescimento industrial norteamericano, supervaloriza as ações de muitas empresas – valorização esta, superior ao capital real das empresas.
Com o início das falências, muitos acionistas procuraram vender suas ações, provocando uma brutal queda em seus valores.
No dia 24 de outubro de 1929 –
Quinta-feira Negra - a bolsa de valores de Nova Iorque conheceu sua maior baixa, sendo o estopim para uma das maiores crises capitalistas
TOTALITARISMO
PRINCIPAIS
DITADORES FASCISTAS
Conceito de
Totalitarismo
Totalitarismo: tipo de Estado, difundido na Europa entre as duas grandes guerras mundiais, que exerce um enorme controle sobre todas as atividades sociais, econômicas, políticas, culturais e religiosas. A direção do aparelho estatal está a cargo de um único partido político ou de um chefe.
Elementos formadores final da Primeira Guerra Mundial e a consequente crise política, econômica e social dos países europeus; a crise mundial de 1929; o avanço das ideias socialistas; a experiência do fascismo italiano, sob a direção de Benito Mussolini.
GOVERNOS TOTALITÁRIOS
Origem do Fascismo
As origens Italiano do fascismo italiano
estão na inflação, no enorme desemprego e no nacionalismo exaltado – surgidos após a
Primeira Guerra Mundial. A grande crise econômica da Itália pós-guerra fez desenvolver o
Partido Socialista, porta voz da classe trabalhadora, que passa a liderar os movimentos, impondo uma série de greves, acentuando a crise.
É neste contexto que