governan a corporativa 1 2
Os dilemas resultantes da separação entre a propriedade e o controle, assim como os custos derivados desses conflitos, fizeram surgir um modelo de gestão denominado de governança corporativa, que prima pela transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa.
A boa Governança Corporativa proporciona aos proprietários (acionistas ou cotistas) a gestão estratégica de sua empresa e a monitoração da direção executiva. Existem várias maneiras de se definir a função da Governança Corporativa nas instituições em geral, seja de caráter público, privado ou do 3º Setor. Este trabalho tem como objetivo o aprofundamento do tema para ampliar o conhecimento a cerca deste tema que é tão importante para a segurança corporativa.
2. CONCEITO
O termo governança corporativa foi criado no início da década de 1990 nos países desenvolvidos, mais especificamente nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, para definir as regras que regem o relacionamento dentro de uma companhia dos interesses de acionistas controladores, acionistas minoritários e administradores.
O conceito de governança corporativa segundo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) “é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo as práticas e os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e aperfeiçoar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.”
3. HISTÓRIA
A governança corporativa surgiu após o aparecimento de escândalos em grandes países entre a década de 80 e 90. Foi com um movimento dos acionistas e investidores nos Estados Unidos que, para se protegerem dos abusos feitos pela diretoria executiva das empresas, da inércia dos conselhos de