DEPILA O
O esquema representa as três fases do ciclo de desenvolvimento do folículo piloso. A fase anágena (A) é marcada pelo crescimento ativo; na fase telógena (B), o crescimento é interrompido, até que se chegue à fase catágena (C), de regressão, e o ciclo se reinicie (D). Adaptado de Sinclair, R. (2004).
Desenvolvimento do folículo piloso Clique para ver a imagem no tamanho completo…
Depilação permanente a laser em Moema SP, Barra da Tijuca RJ e Porto Alegre.
depilacao definitiva a laserMesmo que o tratamento seja conhecido por depilação definitiva o correto é pensar em uma depilação permanente, pois os pelos nunca param de crescer. A depilação a laser (depilação permanente) é considerada uma forma de higiene pessoal, bem como, uma vaidade feminina e masculina no que se refere à beleza. Em 1995, o FDA aprovou o primeiro aparelho para depilação a laser nos Estados Unidos, que utilizava um cromóforo de pasta de carbono.
No Brasil, a depilação permanente com L.A.S.E.R (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation) começou em 1997, com a utilização de aparelhos de rubis e alexandrita, substituídos rapidamente pelo lasers de diodo e de Nd‐YAG. Em 2003, a luz intensa pulsada começaram a ser utilizadas.
A depilação permanente a laser é muito procurada por evitar a ocorrência da foliculite, comumente conhecida por pelos encravados. Diferentemente da depilação convencional, a depilação permanente ou permanente a laser tem a propriedade de enfraquecer o pelo cada vez que o mesmo é removido pela raiz, causando sua afinação.
Anatomia dos pelos:
O pelo é uma estrutura morta ceratínica que é secretada por uma bolsa na epiderme chamada folículo piloso.
Anatomicamente os pelos são divididos em três (3) partes:
Infundíbulo (do orifício externo ao ducto da glândula sebácea);
Ístmo (do ducto da glândula sebácea ao músculo eretor do pelo);
Segmento inferior (da inserção do músculo eretor do pelo à base do folículo).
A porção do