depila o cera fria
O conceito de Belo está sempre em constante mudança. Nos dias de hoje, todas as mulheres procuram por uma pele macia e livre de pelos. Atualmente, a depilação é mais que um cuidado com a higiene pessoal, ela se tornou uma necessidade estética. E aos poucos, os homens também começam a procurar por estes serviços, seja por vaidade, ou pelo que for. (FEIJÓ, TAFURI - 2004) A depilação surgiu na Grécia antiga. Já naquela época os pelos incomodavam as mulheres, que arrancavam os pelos com as mãos, ou os queimavam, colocando cinza quente sobre a pele. (WATANABE, 2011) O primeiro instrumento criado para depilação se chamava estrigil, que foi adotado pelas mulheres romanas. O estrigil era uma varinha de 16 a 30 cm de comprimento, com a ponta curva. As mulheres passavam uma pasta à base de vegetais, cinzas e argila no corpo, e depois raspavam a pele com o estrigil. (WATANABE, 2011) Os egípcios foram os primeiros a utilizarem o extrato de sândalo, argila e cera de abelha, ingredientes que deram origem à depilação com cera, que é utilizada até hoje. (WATANABE, 2011) Com as tendências de roupas cada vez mais curtas, a pele fica muito mais exposta, o que só aumenta a procura de uma pele lisinha, bonita de se ver e agradável de se tocar. (FEIJÓ, TAFURI - 2004)
2. REVISÃO SOBRE O PELO
Sabemos que os pelos são estruturas queratinizadas, que se desenvolve através de uma invaginação de epiderme. A sua cor, o seu tamanho e sua disposição podem mudar conforme a raça e a região do corpo (JUNQUEIRA, 2004). Entre as suas funções especificas, se destacam a de proteger, regular a temperatura corporal, facilita também a evaporação do suor e funciona também como órgãos sensoriais (GARDNER,1915).
A haste de um pelo, sabemos que se compõe de cutícula, um córtex e uma medula. A cor do pelo varia com a quantidade de melanina que se encontra no córtex e na medula dependendo da tonalidade e da quantidade de pigmentos que se encontra no córtex, já nos pelos brancos há