Doenças de pele na gravidez
Formação Profissional
Trabalho de Depilação:
ALTERAÇÕES NA PELE DURANTE A GRAVIDEZ
Risalva Rosa M. Silva
Turma: Depilação e Design de Sobrancelhas
Segunda 13:30 as 17:30 hrs
Professora: Kelly Fernanda
17/03/2014
Marabá – PA
INTRODUÇÃO
A gestação traz uma série de mudanças no corpo da mãe e uma das mais visíveis é a pele. Mesmo sendo alterações fisiológicas (normais do organismo, sem significar doença), podem ser motivo de angústia para muitas gestantes. Estas alterações podem permanecer após o parto ou desaparecerem espontaneamente e, a não ser em casos extremos.
“Com o aumento da produção de hormônios, podem aparecer manchas, espinhas, vermelhidões e outras alterações. Qualquer manifestação que gere desconforto na gestante deve ser avaliada pelo médico, pois o tratamento é específico e requer extremo cuidado com relação às medicações que podem ser usadas nessa fase”, alerta Alexandra Bononi, dermatologista com especialidade em dermatologia geral, cosmiátrica e cirúrgica e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
1. AS PRINCIPAIS MUDANÇAS NA PELE DA GESTANTE
Melasmas: são manchas escuras em certas regiões do rosto, a linha negra (faixa vertical na barriga), a aréola secundária (faixa mais escura em volta da aréola mamária) e escurecimento de pintas.
Diminuição da queda dos cabelos: Ao contrário do que se pensa, em geral, a gestante apresenta cabelos brilhantes e sadios.
Alteração na aparência das unhas, que passam a ser frágeis.
Modificação na transpiração, com excesso de suor.
Eczema disidrótico: trata-se de um tipo de alergia comum em mãos e pés. Uma de suas características é que ela coça muito.
Com a mudança hormonal, a acne pode se manifestar.
Eritema palmar, que é a vermelhidão das palmas das mãos.
Telangiectasias, que são pequenos vasinhos no rosto.
É comum haver inchaço, varizes e também estrias.
Gengivite,