alteracoes da pele na gestacao e no envelhecimento
ALISSON MELISSA BONGERS
CLAUDIA ZEPPE
IASMIM PITZ CARDOSO
JESSICA BALANSIN
ALTERAÇÕES DA PELE NA GESTAÇÃO
ALTERAÇÕES DA PELE NO ENVELHECIMENTO
Trabalho realizado no disciplina de Classificação da Pele, como requisito parcial para obtenção da nota semestral. Orientadora professora Indianara Carlotto.
Fransico Beltrão
Out/2013
INTRODUÇÃO
A pele é um dos mais extensos tecidos do corpo. Tem a função de proteger, absorver, secretar, regular processos imunológicos, fazer controle térmico, formar pigmentos. Por estar constantemente exposta, a pele sofre alterações na sua estrutura aparente e isso se deve ao grau de exposição as radiações ultravioletas, a predisposição genética e ao fatores ambientais.
A gravidez e o envelhecimento são dois fatores que influenciam diretamente o aspecto da pele, algumas mudanças são naturais e outras podem ser evitadas se prevenidas a tempo.
1. ALTERAÇÕES DA PELE NA GESTAÇÃO
A gravidez proporciona intensas mudanças no organismo da mulher, visíveis ou não. Além do barrigão, pode-se também notar diversas alterações na pele, que ocorrem devido ao aumento na produção de hormônios.
1.1 O BRILHO
Pode parecer que não existe nenhum motivo aparente que provoque o belo brilho que emerge da pele de uma grávida, mas embora 10% da causa possa dever-se à felicidade, os restantes 90% são devidos a 2 fatores: o aumento do fluxo sanguíneo na gravidez, que faz com que os vasos sanguíneos, especialmente na face, provoquem um rubor juvenil; e as mudanças hormonais que fazem com que as glândulas sebáceas entrem em grande produção, juntando o brilho ao rubor transformando-a numa pele jovial e fresca.
1.2 VARIZES
As varizes são veias que se dilatam de maneira anormal. Elas apresentam uma coloração púrpuro-azulada e, caso não sejam tratadas, podem comprometer a autoestima da gestante e provocar dores, inchaços e sensação de cansaço nas