organização industrial
As empresas cada vez mais necessitam certificar através de política e ações. Fazer qualidade é procurar a satisfação dos clientes em primeiro lugar.
A verificação deste princípio fez com que muitas empresas de sucesso dominassem o mercado de produto e serviço nos últimos anos.
As ferramentas analisadas a seguir são as mais utilizadas no TQC (controlo de qualidade total), mas não são as únicas. Essas ferramentas são usadas por todos em uma organização e são extremamente úteis no estudo associado às etapas ao fazer rodar o ciclo.
Segundo Yoshinaga (1988:80), "As ferramentas sempre devem ser encaradas como um MEIO para atingir as METAS ou objectivos".
Meios são as ferramentas que podem ser usadas para identificar e melhorar a qualidade, enquanto a Meta é onde queremos chegar (fim).
A qualidade não pode estar separada das ferramentas básicas usadas no controle, melhoria e planeamento da qualidade, visto estas fornecerem dados que ajudam a compreender a razão dos problemas e determinam soluções para eliminá-los.
O objetivo deste trabalho é demonstrar a aplicação de cada uma das ferramentas, os pré-requisitos para a construção e como fazer a relação entre cada uma.
As sete ferramentas da qualidade estudadas neste trabalho são:
_ Diagrama de Pareto
_ Histograma
_ Diagrama de Causa e Efeito
_ Folha de Verificação
_ Gráficos de Controlo
_ Fluxogramas
_ Cartas de Controlo
Pergunta 1 – Indique algumas razões da utilização de ferramentas de qualidade e diga quais são estas sete ferramentas.
Sete ferramentas da qualidade
As Sete Ferramentas Básicas de Qualidade são uma designação dada a um jogo fixo de técnicas vívidas identificado como sendo muito útil em assuntos diagnosticando relacionado a qualidade.
Elas são chamadas básicas porque são suficientes para pessoas com pouco treinamento formal em estatística, e porque podem ser usadas para resolver a maioria de assuntos relacionados à qualidade.
Pergunta 2 – Por que