Totalitarismo
ISAQUE GABRIEL RIBEIRO
TOTALITARISMO
SÃO PAULO
2012
E. E. REPÚBLICA ARGENTINA
TOTALITARISMO
Isaque Gabriel Ribeiro nº 20
Trabalho sobre: Totalitarismo
Disciplina: História
Prof.ª Tatiana
3º A
SÃO PAULO
2013
“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.”
Albert Einstein
SUMÁRIO INTRODUÇÃO 5
CONTEXTO HISTÓRICO 6 IDEOLOGIA NAZISTA 7 CARACTERÍSTICAS DO NAZISMO 7
ADOLF HITLER 8 AINDA EXISTE A IDEOLOGIA NAZISTA? 9 CONCLUSÃO 10 FONTES DE PESQUISA 11
INTRODUÇÃO Este trabalho tem por objetivo relatar de que forma o totalitarismo funciona e expor o seu grau de interferência na vida dos cidadãos, a partir do momento em que um Estado decide adotar esse tipo de regime no seu modo de administração.
Totalitarismo é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante. Desta forma, no regime totalitário não há espaço para a prática da democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais.
No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades. Embora possa haver sistema judiciário e legislativo em países de sistema totalitário, estes acabam ficando às margens do poder. Para isso, fazem uso excessivo de força militar como forma de reprimir qualquer tipo de oposição ao governo, não existem eleições ou, quando ocorrem, são manipuladas e há também a censura e controle dos meios de comunicação (revistas, jornais, rádio) além da propaganda governamental como forma de exaltar a figura do líder.
Como exemplos de totalitarismo, podemos citar os regimes fascistas que vigoraram em alguns países da Europa (Itália, Alemanha, Espanha e Portugal) durante as décadas de 1930 a 1940.
O totalitarismo constitui-se no sistema político no qual todas as atividades, todos os aspectos da vida, sejam de ordem social, político, econômico, intelectual,