Totalitarismo (escolar)
Este trabalho tem como objetivo o Totalitarismo. Impulsionado pela crise de 1929, onde a liberdade econômica foi perdida visando o controle no declínio da bolsa e da economia dos Estados Unidos, os Regimes Totalitários comeram a surgir tendo maior incidência na Europa.
2. Totalitarismo
Totalitarismo é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados na mão do governante. Dessa forma, no regime totalitário não há espaço para a prática de democracia, nem mesmo a garantia dos direitos individuais. No regime totalitário o líder decreta leis e decisões políticas e econômicas de acordo com as suas vontades. Daí o termo totalitarismo: a participação do Estado na vida do indivíduo é total.
Totalitarismo é então, caracterizado por: * regime de partido único (e um partido de massas); * centralização dos processos de tomada de decisão no núcleo dirigente do Partido; * burocratização do aparelho estatal; * intensa repressão a dissidentes políticos e ideológicos; * culto à personalidade do(s) líder(es) do Partido e do Estado; * patriotismo, ufanismo e chauvinismo exacerbados * intensa presença de propaganda estatal e incentivo ao patriotismo como forma de organização dos trabalhadores; * censura aos meios de comunicação e expressão; * paranóia social e patrulha ideológica * militarização da sociedade e dos quadros do Partido; * expansionismo.
3. Crise de 29
A crise de 1929 iniciou-se nos Estados Unidos da América após o declínio do chamado “Milagre Americano”: quando acabou a Primeira Guerra Mundial os EUA tornaram-se uma potencia hegemônica (superior), e aí iniciou-se o “American way of life” (= “estilo americano de vida”), caracterizado pelo consumismo e pela construção de grandes prédios. No final da década de 20 essa euforia norte-americana entra em colapso, é a chamada crise de 29. É o fim do liberalismo econômico, é o fim da liberdade econômica.
Nas primeiras décadas do século XX, os EUA