relação do filme a onda com o fascismo e nazismo
1 – A partir da década de 70, as moléculas de ácidos nucleicos da célula passaram a ser exploradas através da utilização de novas metodologias, conhecidas como tecnologia do DNA recombinante. Por meio dessa tecnologia, a medicina e a indústria ganharam alternativas eficientes para a produção, em grande escala, de substâncias de interesse, que antes eram disponíveis em quantidades extremamente reduzidas.
a) Qual o papel das bactérias na aplicação dessa tecnologia?
R: As endonucleases de restrição são enzimas que cortam a molécula de DNA em pontos específicos, onde ela reconhece a sequência nucleotídica. Depois vêm as ligases, que possibilitam a ligação de fragmentos de DNA.
b) Explique como a tecnologia do DNA recombinante participa no processo de produção de organismos transgênicos?
R: A tecnologia do DNA recombinante pode ser usado na produção de transgênicos, pois é possível pegar esses genes que foram separados e ligá-los novamente com genes de outros organismos.
C) Cite dois produtos utilizados pelo homem que foram obtidos a partir da aplicação da tecnologia do DNA recombinante.
R: Foi utilizado para sintetizar a insulina, vacinas sintéticas contra malária, clonagem.
3 - Algumas bactérias são patogênicas por causa das toxinas que produzem. Esse é o caso da Clostridium tetani, uma bactéria anaeróbica obrigatória causadora do tétano. Essa bactéria não invade o organismo, mas libera a toxina tetânica que afeta o sistema nervoso e produz rigidez muscular quando prolifera em feridas profundas; entretanto, quando a bactéria infecta ferida superficial, não ocorre tétano.
Explique por que o tétano só ocorre em feridas mais profundas.
R: A bactéria do tétano é anaeróbia estrita ela sobrevive apenas em lugares
Onde não há oxigênio. Quanto maior a profundidade da ferida, maiores as
Chances de ocorrer ambiente anaeróbio, favorecendo a saída da bactéria contidas em esporos que tenham entrado em feridas
Resultantes de