A Onda
“Baseado em fatos reais, ocorridos numa escola de ensino médio da Califórnia em 1967, o filme retrata uma experiência dolorosa de psicologia social, mostrando que, sob influência de determinados estímulos, em circunstâncias favoráveis, é possível mobilizar as pessoas e induzi-las a um comportamento coletivo autoritário. Comente essa afirmativa em relação ao filme, discutindo as analogias que podem ser feitas entre a experiência realizada na escola e os fenômenos históricos do fascismo e do nazismo ocorridos na primeira metade do século passado.”
Em 1870/71 com a tensão social vivida na Itália devido a inflação, surgiu Benito Mussolini. 1919, foi organizado o Fascismo, e em 1921 foi fundado o Partido Fascista. O fascismo é um sistema político eu defende a supremacia do estado, e é extremamente totalitário, autoritário, e ditatorial, então, ele é anti-democrático, e anti-socialista. Os regimes autoritários de direita também podem ser aplicados no fascismo, pois seguiram seu modelo, como o nazismo.
Nazismo, surgiu em 1933, seguindo a mesma linha do fascismo, foi criado por Adolf Hitler. Foi um sistema político imposto na Alemanha.
O nazismo e o fascismo, seguem uma mesma linha de objetivos, como um único partido, deveriam mobilizar as massas, e todos deveriam seguir a ideologia do partido, e deveriam matar os opositores a isto. A diferença entre o nazismo e fascismo é que no nazismo, acrescenta-se o racismo e o anti-semitismo.
O fascismo defendia a violência, então foi criadas, milícias armadas, policias políticas e campos de concentração, que foram criados na Alemanha.
Hitler colocou a raça ariana como superior a todas as outras raças, e isso infringiu os direitos humanos. Ele desenvolveu sua tese no seu livro Mein Kampf, que escreveu quando estava na prisão. Obcecado pela raça de arianos perfeita, Hitle selecionou arianos perfeitos, e então, deveria ser eliminados os imperfeitos, e os judeus, para que melhorasse a raça.
Os judeus foram