A Onda 2 1
ANÁLISE DO FILME “A ONDA”
Alunas: Eloisa Guimarães
Graziela Fernanda
Letícia Paulino
Riele Thomaz
SÃO CARLOS
DATA: 03/09/2014
No século XX, vários países europeus adotaram governos totalitários. O totalitarismo é um regime político que é caracterizado pela intervenção do governo na sociedade.
A adoção desses regimes deveu-se ao fato da crise social e econômica resultante da Primeira Guerra Mundial. Os governos não estavam conseguindo diminuir a situação de miséria social do qual as populações se encontravam. Durante o filme são discutidas diversas ideologias e formas de governo, como o fascismo, o anarquismo, a autocracia e o nazismo. Essas ideologias influenciaram os jovens ao longo do filme. Assim também essas formas de governo influenciaram milhares de pessoas ao longo do século XX, fazendo com que passassem a seguir ideologias completamente contrárias as quais seguiam.
O professor Wenger inicia a primeira aula do projeto colocando em pauta para a turma as questões “O que é autocracia?” e “O que é um governo autocrático?”, ele recebe diversas respostas, sendo a mais “correta” a resposta de Karo, quem afirma que “é quando um indivíduo ou um grupo domina as massas”. A palavra autocracia deriva do grego e significa autogoverno (auto = próprio e kratia = poder). Nesse tipo de governo, o indivíduo ou o grupo que lidera tem poder ilimitado para mudar as leis às quais deve obedecer a massa dominada. Ao questionar a classe sobre exemplos de governos autocráticos, o professor gera uma discussão entre os alunos, que citam e discutem o nazismo, sendo que parte deles afirma que há possibilidade de um governo ditatorial ser imposto na Alemanha atualmente e outra parte defende o contrário, fazendo com que Wenger tenha a ideia do experimento.
Tanto na Alemanha quanto na Itália, grupos políticos disseminavam idéias socialistas, como no caso da Rússia, no qual uma revolução havia implantado um sistema político e econômico novo. A