A onda
Trabalho sobre o filme “A Onda”
Trabalho da disciplina de Filosofia do 2º período de 2011 do curso Serviço Social administrado pelo Professor Moisés
Passos
2011
Proposta de trabalho: 1. Escreva a sua primeira impressão crítica e o seu ponto-de-vista sobre o filme.
R: Minha primeira impressão crítica foi quando o professor Rainer Wigner (Juergen Vogal) impôs que os alunos deveriam se vestir com uniformes brancos, e isso não se faz porque ninguém é igual a ninguém, cada um tem a sua própria opinião. E o meu ponto-de-vista sobre o filme é que ele nos mostra como é possível à criação de doutrinas ideológicas em sala de aula, o movimento a onda parte de normas de conduta, espirito coletivo, disciplina e a busca de um bem maior.
2. Relacione o filme aos temas: consciência crítica, consciência ingênua e consciência coletiva, trabalhados em nossa disciplina. Procure identificar a relação dos personagens com esses temas: Alguns personagens demostraram consciência crítica? Como essa consciência foi manifestada? Qual a importância da consciência crítica para desenrolar da história dos personagens do filme?
R: suf.
3. O filme apresenta o “discurso autoritário” como uma forma de dominação. Explique.
R: O filme “A Onda”, busca ter o seu poder (dominação), isso mostra que os alunos têm que seguir as disciplinas dadas pelo professor. Mas isso acaba com tragédias que o professor (Rainer Wigner) não imaginou que ia acontecer.
4. Procure Evidenciar os aspectos positivos e negativos da “unidade”, considerando que o filme procura mostrar que o poder está na união/unidade.
R: Aspectos positivos: forma de disciplina, onde os alunos seguem algumas regras. Aspectos negativos: autoridade.
5. Escolha um dos personagens e apresente uma avaliação crítica sobre o mesmo.
R: Max Rimet (Marco), ele quis tanto que o movimento ”A Onda”, desce certo e acabou que deu certo, mas quando quis interrompe-lo o professor percebeu que tinha