Relaçoes de trabalho
As relações de trabalho e a importância do trabalhador começam a ser analisadas após a teoria clássica e cientifica visada por Fayol e Taylor, nessas teorias era visto apenas a produtividade e foi com as pesquisas de Elton Mayo na Hawthorne que a visão que antes era apenas da produção passou a ser o Ser Humano como importância no local de trabalho.
Nessas pesquisas, Elton Mayo descobriu a importância da relação entre os funcionários e também que os fatores psicológicos influenciam os fatores fisiológicos e a importância de se manter um bom clima organizacional dentro do local de trabalho. As pesquisas foram essenciais para melhorar as anteriores e humanizar e democratizar as empresas.
A relação dos funcionários e o clima organizacional foram os fatores mais observados e que mostraram maior importância, pois a boa organização no local de trabalho faz com que cresça os objetivos da empresa e a motivação do funcionário para trabalhar.
O clima organizacional é de certa forma um reflexo da cultura da organização, ou o reflexo dos efeitos dessa cultura na organização como um todo,ele tem seu impacto sobre a qualidade dos trabalhos. Para que os funcionários prestem bons serviços é preciso que ele saiba fazer,tenha um conhecimento sobre seu cargo que tenha habilidades e atitudes.
Com um clima organizacional bom, as atitudes corretas predominam a área de trabalho,influenciando assim,uma melhor produção na empresa.
Outro fator na qual interfere nas relações do trabalho é a importância com os trabalhadores, não somente com o físico, mas também com o psicológico, pois eles estavam deprimidos e desmotivados com tanto trabalho, estavam sendo tratados como máquinas, portanto a produção da empresa era afetada, e isso