Projeto brasileiro baseado na escola da ponte
Departamento de História
Departamento de Letras
Projeto Brasileiro Baseado na Escola da Ponte
Novembro de 2012, Rio de Janeiro –RJ
Universidade Castelo Branco
Departamento de História
Departamento de Letras
Projeto Brasileiro Baseado na Escola da Ponte
|Trabalho apresentado na disciplina de: |
|Sociedade e Ética em Educação na Formação |
|Docente |
Novembro de 2012, Rio de Janeiro –RJ
A Escola da Ponte é uma instituição da rede pública estatal de Portugal,esta é uma escola que busca novos paradigmas de mudança e novos modelos de formação de professores.
Por ter um modelo revolucionário na forma de educar os alunos, a Escola da Ponte, referência mundial em educação, foi à inspiração para o Projeto Âncora – ONG em Cotia, São Paulo, com 17 anos de atuação na área social – lançar sua escola de educação básica. Assim como a portuguesa, a Escola Projeto Âncora não tem séries; alunos de 6 a 10 anos estudam juntos, desenvolvem projetos de pesquisa de acordo com suas afinidades e são orientados por professores e pedagogos, (na Escola da Ponte a idade é entre 6 a 14 anos).
No Projeto Ancora, os alunos são colocados em contato com diferentes atividades: música, informática, esportes, circo, artes e culinária. Para se matricular, é necessário cumprir algumas exigências, como morar em um raio de até 3 km de distância da escola e ter renda familiar de até três salários mínimos – não há custo algum para os pais.
O conhecimento é desenvolvido por meio de projetos de pesquisa. Quando os alunos apresentam o trabalho, eles ensinam aos colegas o que aprenderam, utilizando imagens, som, cartazes e slides. Como a busca pelo conhecimento parte das próprias crianças, de um interesse genuíno, segundo os organizadores da escola, a aprendizagem é mais