Fichamento finley, moses.“guerra e império”. história antiga: testemunhos e modelos são paulo: martins fontes, 1994. pp 88-113.
Departamento de História
Trabalho apresentado na disciplina de:
História Antiga
Prof° Almir Marques de Souza Junior
FICHAMENTO
FINLEY, Moses.“Guerra e Império”. História Antiga:Testemunhos e Modelos São Paulo: Martins Fontes, 1994. pp 88-113.
Resumo:
O Capítulo nos leva a uma análise para entendermos a história dos gregos e romanos diante a guerra, sobre os testemunhos à disposição do historiador e suas limitações, passando pela Guerra do Peloponeso e a expansão do Império Romano, baseado em ensaios da história grega e romana, ou seja, relata acontecimentos da época sobre a prática dos historiadores.
Nos indica o quanto à prática historiográfica moderna acerca da antiguidade continua retrógrada.
A guerra era vista com naturalidade, pois através da guerra se apossava das riquezas de seus inimigos e na maioria das vezes tornava-os escravos, e para que pudessem ter o controle sob eles, na maior parte das vezes, era necessária usar a violência, isto era encarado como uma prática comum. Isso não quer dizer que os gregos gostavam da guerra, mas a aceitavam por ser inevitável.
Mostrando –nos que o lugar para guerras e os conflitos só podiam ser compreendidos pelas suas conseqüências. Esses acontecimentos foram relatados pelos primeiros historiadores como Tucídides, ate a análise de historiadores atuais.
Citações:
“Mas a hipótese não está confirmada por nenhum testemunho genuíno, e esta falta específica de informação perturba a maioria dos esforços para fazer um balanço das guerras, conquistas ou impérios da Antiguidade.” Pág.105
“Na Antiguidade, uma conquista acarretava regularmente a tomada da terra para exploração e a imposição de fardos fiscais ou militares aos novos vassalos.” Pág. 110
Comentário:
O conteúdo é de fácil entendimento, segundo o autor, é inerente a construção de modelos à concentração