Backup e raid1
Quando fala-se em RAID 1, entenda-se ESPELHAMENTO.
RAID 1 nada mais é do que um meio de se usar a redundância para ganhar segurança, confiabilidade e desempenho. O nivel RAID 1 implementa o espelhamento de discos, sendo necessário, no mínimo, dois discos. Todos os dados são gravados em dois discos diferentes, sendo que, se um disco falhar ou for removido, os dados preservados no outro disco permitem que a operação do sistema não seja interrompida.
Prós e Contras
Prós:
Segurança nos dados, no que diz respeito a possíveis defeitos no HD.
No caso de falha em algum setor de um dos discos, basta recuperá-lo copiando os arquivos contidos no segundo disco;
Funcionamento simples.
Contras:
Custo alto, por se tratar de mais discos para armazenar exatamente os mesmos dados;
Aumento no tempo de escrita.
Sistema de Backup e RAID 1 a Prefeitura
Existe a necessidade de implantar-se, no Servidor de Software e no Servidor de Arquivos, um sistema que traga segurança dos dados e mais confiabilidade e desempenho do trabalho. Tendo isso em vista, implantar-se-à o Sistema RAID 1 em ambos os Servidores, utilizando-se de dois discos para cada um, permitindo, então, o backup de arquivos em tempo real.
Será implantado um sistema de backup diário/semanal no Servidor de Software, utilizando-se de um gravador Blu Ray e no Servidor de Arquivos, um sistema de backup mensal através de um HD externo. Os dados de maior importância serão gravados em mídias Blu Ray. Tanto o HD externo, como as mídias Blu Ray serão guardadas em um outro prédio da Prefeitura, afim de garantir-se a prevenção de qualquer tipo de imprevisto ou acidente.
Tendo tudo sido implantado, haverá backups em tempo real através do Sistema RAID 1, backups diários/semanais com o gravador Blu Ray e backups mensais pelo HD externo, garantindo assim, segurança dos dados, estabilidade dos softwares e baixando para 0 (zero) o risco de perda de informações importantes da