Relatório Titulação Ácido/base
Francisco Beltrão - PR
Outubro/2014
RELATÓRIO REFERENTE A DISCIPLINA DE QUÍMICA ANALÍTICA, REALIZADO PELOS ACADEMICOS: ALAÉRCIO ABATTI, ELIZANA SANTOS, FERNANDO MACARI, KALIANA CATANIO, RENATA AUGUSTA E NATHALIA RAMPANELLI. SUPERVISIONADO PELA PROFESSORA: ALINE DE PAULLI.
Francisco Beltrão – PR
Outubro/2014
Sumário
INTRODUÇÃO 4
RESUMO. 5
MATERIAS E MÉTODOS 6
RESULTADOS E DISCUSSÕES 7
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Uma prática muito comum nos laboratórios de química, tanto nos de ensino como nos de pesquisa, é a titulação. Esta é uma técnica baseada em um procedimento em que se mede o volume de um reagente (titulante) usado para reagir completamente com a substância que está sendo analisada (analito). Em uma titulação, pequenos volumes da solução do titulante são adicionados lentamente à solução do analito (titulado) até que se atinja o ponto de final da titulação, sinalizado, por exemplo, pela mudança de coloração de um indicador ácido-base ou a formação de um precipitado.(R. R Silva et. al 1990)
A precisão descreve a repetibilidade dos resultados, ou seja, é a concordância entre valores numéricos para duas ou mais repetições das medidas, ou medidas que tenham sido feitas exatamente do mesmo modo. Em geral, a precisão de um método pode ser obtida pela repetição da medida (A. D Skoog et al. 2002),
Além de sua importância como técnica analítica, a titulação ácido-base permite analisar em detalhes aspectos importantes do equilíbrio ácido-base, vital para a compreensão de processos bioquímicos e de reações em meio aquoso que geralmente dependem de modo significativo do pH do meio. (Ácidos e Bases – Titulações 2003)
RESUMO.
Neste relatório apresentamos a técnica da titulação ácido-base, utilizada a