relatorio de titulação acidos bases
Titulação Ácido-Base é um processo onde se faz reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o pH da solução (titulante+titulado) vai variar, sendo possível determinar a concentração quando o pH se tornar neutro.
Objetivo
Determinar o Ponto de Equivalência e conhecer a concentração exata da base que seja quimicamente equivalente à quantidade de ácido ou determinar o volume de acido usado caso a concentração da base seja conhecida.
Materiais
Vidrarias e Equipamentos:
Balança
Espátula
Becker (250 ml)
Bastão de Vidro
Pipeta volumétrica (10 ml)
Pipeta de Pasteur
Pera
Bureta (50 ml)
Suporte Universal
2 garras
Balão Volumétrico (1000 ml)
Erlenmeyer (250 ml)
Proveta (100 ml)
Vidro de Relógio
Reagentes:
Acido Sulfúrico
Hidróxido de Alumínio
Outros Materiais:
Fita indicadora de pH
Fenolftaleína
Obs.: Segue em anexo pesquisa sobre Indicadores de pH.
Montagens
Procedimento
Foi preparada uma solução de Hidróxido de Alumínio de pH10 adicionando 0,0001 mol (0,0078 g) deste soluto em 1 litro de água. Isolou-se uma alíquota de 200 ml desta solução em um Erlenmeyer o qual foi colocado em baixo de uma bureta que continha Ácido Sulfúrico pH1 (0,1 mol/l). A solução de Ácido Sulfúrico foi obtida diluindo-se uma solução de ácido concentrada até encontrar-se a concentração necessária (0,1 mol/l) para que o pH fosse igual a 1. Adicionou-se o indicador de pH, Fenolftaleína, e efetuou-se o gotejamento do ácido até o ponto de neutralização, onde a substância básica (de cor rosa) fica incolor. Depois da neutralização, usou-se a Fita Indicadora para aferir o pH da solução.
Cálculos
2 Al(OH)3 + 3 H2SO4 Al2(SO4)3 + 6 H20
Razão 2 mols de base para 3 mols de ácido
Discussão
Foi notório que à medida que o ácido se misturava com a base a cor rosa, indicada pela Fenolftaleína, não se alterava muito, porém no momento em