Relatório síntese dos compostos cobre-glicina e cromo-glicina
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA QUÍMICA
QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL
SÍNTESE DOS COMPOSTOS COBRE-GLICINA E CROMO-GLICINA.
Julie Emanuele Gai - 0625140079
Manaus – AM, junho de 2010
INTRODUÇÃO
A Química Bioinorgânica pode ser tentativamente definida como a parte da Química que estuda os elementos químicos (com exceção do Carbono) dentro do contexto especial dos organismos vivos, sejam eles essenciais à vida, ou necessários em pequena escala(x). É o campo que analisa a função de metais na biologia, incluindo o estudo dos fenômenos naturais, tais como o comportamento das metaloproteínas que são artificialmente introduzidas como metais, além daqueles aminoácidos que são não-essenciais, na medicina e toxicologia. Muitos processos biológicos, tais como a respiração, dependem de moléculas que se inserem no campo da química inorgânica. A disciplina inclui também o estudo de modelos inorgânicos que imitam o comportamento das proteínas(1,2).
A mistura de bioquímica e química inorgânica resulta na Química Bioinorgânica, que é de suma importância para elucidar as implicações da transferência de elétrons entre as proteínas, demonstrar as relações entre as ligações do substrato e sua ativação, caracterizar a transferência que ocorre entre os átomos e a química do grupo ou família de compostos, bem como as propriedades do metal em química biológica (2) .
As proteínas são os mais importantes componentes estruturais da maioria dos tecidos e podem ser consideradas os agentes das informações genéticas, porque determinam a ocorrência de reações químicas e controlam todo o metabolismo celular. Também exibem uma outra característica comum a muitas outras substâncias orgânicas: são polímeros, ou seja, moléculas formadas pela união de moléculas menores, que se sucedem de forma repetitiva ao longo da sua estrutura. Essas unidades menores, cuja reunião forma as moléculas das proteínas,