Toxicologia
23:31
Toxicologia na Prática Clínica (Editora Folium)
Manual de Toxicologia Clínica
São os livros referência da disciplina, os mais recentes, mas são só pra quem tiver mais curiosidade mesmo. Hoje é só uma introdução.
A TOXICOLOGIA é a ciência que estuda os EFEITOS NOCIVOS das substâncias (ou produtos químicos) que interagem com o organismo , com a finalidade de prevenir, diagnosticar e tratar a
INTOXICAÇÃO.
É a ciência que define os limites de segurança dos agentes químicos (a saída do índice terapêutico para a nocividade). A segurança aqui é a probabilidade de uma substância NÃO produzir danos em condições específicas.
O índice terapêutico é a dose letal 50 (que mata metade dos camundongos) pela dose terapêutica
50 (capaz de tratar 50% dos indivíduos). Quanto maior o índice terapêutico, mais seguro é a droga.
Por exemplo:
IT = DL50/DT50 = 60mg / 2mg = 30
O índice terapêutico de 30 é bastante seguro, indica que você precisa tomar 30 vezes a dose terapêutica para que ela possa ser letal.
Os agentes químicos que mais causam intoxicações em seres humanos são os medicamentos acompanhados de agrotóxicos de uso agrícola, uso doméstico, produtos veterinários, raticidas e outros, sendo que os menos comuns são os animais não peçonhentos. A maioria dos casos documentados em nosso país não têm sua cura documentada, mas óbitos registrados são infrequentes, acredita-se que sejam relativamente raros, a maioria das intoxicações não têm cura registrada pois ocorre espontaneamente. A cura geralmente se dá com o tempo, poucos casos de intoxicação têm antídoto próprio disponível, geralmente se trata por sintomatologia.
A história da toxicologia acompanha a humanidade, - existe referências históricas de envenenamentos há mais de 5.000 anos. Uso de veneno foi feito por diversas civilizações antigas para controles de pragas - tóxikon significa flecha em grego.
Shen Nung em 2696 a.C testou mais de 300 ervas diferentes,