O que é sociologia - carlos martins
A Sociologia é a ciência que estuda o comportamento humano em meio a sociedade, sociologia é um conjunto de técnicas, métodos e teorias aplicadas a investigação da vida social. Esse livro é dividido e três partes para explicar a sociologia, o primeiro capítulo aborda os fatos históricos para explicar o surgimento da sociologia.
Com as revoluções industriais e francesas a sociedade feudal deixou de existir para dar espaço à sociedade capitalista, a sociologia entra nessa transferência procurando entender a nova sociedade capitalista formada, a sociologia formada a partir da revolução francesa e industrial possui reflexos positivos, o positivismo procurará realizar a legitimação do novo regime. O segundo capítulo trata da formação da sociologia, podemos destacar Marx e Engels que foram percussores do socialismo, eles fizeram o estudo da sociedade pela divisão do trabalho, e desenvolveram teorias e ideologias, que ao contrario do positivismo, apresenta uma critica ao sistema capitalista, Saint-Simon considerado um dos fundadores do positivismo tinha o objetivo de restaurar a ordem da sociedade pós-revolucionaria, para ele tinha que existir a nova ordem social. Augusto Comte defendia varias ideias de Saint-Simon, disse que a sociedade europeia estava em caos social e para ter um equilíbrio era necessário um conjunto de crenças comuns. Marx Weber cita a importância da economia na sociedade, para Martins esses filósofos e as suas correntes citados no terceiro capitulo são fundamentais para compreendermos a formação da sociologia, esses filósofos são conhecidos também por clássicos da sociologia. Max Weber se preocupava em investir a ação do individuo, para ele era necessário entender a ação do individuo e motivações que vivenciam as situações sociais impostas pelo capitalismo.
No terceiro e ultimo capitulo, o autor aborda as dificuldades dos sociólogos da época em enfrentar a burguesia e continuar com suas investigações, nesta época foi quando mais