O que é sociologia Carlos Martins
Faculdade UnB Gama – FGA
Engenharia
Matéria: Humanidades e Cidadania
Fichamento da obra O que é Sociologia
O livro “O que é Sociologia” do autor Carlos Benedito Martins, trata da sociologia desde sua criação até os dias de hoje. Mostrando o contexto histórico na qual estava inserida essa criação, os grandes ideais e influências ao longo da história. Para tal entendimento, o autor divide o livro em três capítulos: o surgimento, a formação e o desenvolvimento.
Um dos objetivos da obra é definir um conceito especifico para a sociologia, não dizer apenas que é a análise da sociedade. Entretanto não é algo tão fácil, tendo em vista que é algo que acompanha as constantes mudanças da sociedade. A sociologia é o estudo da sociedade O qual não busca apenas criticar, mas também criar formas de modificar/solucionar os conflitos. Sendo então, caracterizada como tensa e contraditória, devido as grandes divergências de opiniões e polemico também por motivar as pessoas a refletirem, algo que incomodava os militares durante o período de ditatura no Brasil, por exemplo.
O primeiro capitulo tem como temática principal os acontecimentos que levaram ao surgimento da sociologia. Como mais crucial, está o fim da sociedade feudal e a consolidação do capitalismo, pois há uma grande transformação tanto na economia como na política e nas tradições da população. Tais mudanças foram tão significativas que com o acesso à informação foi possível contestar as verdades antes tidas como dogmáticas, fato que resulta em duas grandes revoluções (Industrial e Francesa) e faz ser necessária uma nova análise do comportamento social segundo as consequências desse período de forte produção literária e engajamento político.
A Revolução Industrial representou o triunfo do capitalismo, e com isso os empresários passam a ter o controle das terras e implantando maquinas no campo, diminuindo assim o número de trabalhadores e de pequenos agricultores, já que esses