Tipologia eventos
Formas de Classificação: (Características Estruturais)
a) Por abrangência
São agrupados segundo o alcance do evento, na captação dos participantes (mundiais, internacionais, latino-americanos, brasileiros, regionais ou municipais).
Segundo autor Renato Andrade, um evento mundial deve ter membros de todos os continentes. Evento internacional deve ter no mínimo 20% de participantes representando outro continente que não aquele onde se realiza o evento. Evento latino-americano deve ter 20% de residentes em pelo menos 4 paises da América Latina, diferentes do país sede. Evento brasileiro deve reunir participantes de todos os estados.
b) Para competição Eventos que possam criar competição, e por conseqüência, premiação. Pode ser esportiva, cultural, artística, etc. Concursos, campeonatos e desfiles.
c) Para demonstração ou exposição Pode haver ou não competição. Principal motivação é a apresentação de um produto ou serviço. Desfiles, inaugurações, exposições, leilões, shows, noites de autógrafo.
d) Por data ou freqüência - 4 critérios
1) Permanente: ocorre periodicamente (mensal, semestral, anual, bienal, etc)
2) Esporádicos: intervalos irregulares
3) Únicos: lançamento de livros, noite de autógrafos
4) De oportunidade: ocorrem em época de grandes eventos internacionais ou eventos marcantes da história ou tradição local, aproveitando o clima e sua divulgação. (Eventos esportivos que acontecem nas escolas e clubes, aproveitando a Copa do Mundo ou Olimpíadas). Feira da Música do Recife (período pré-carnaval- com delegações de paises estrangeiros para a descoberta de novos músicos)
e) Por categoria e função estratégica Finalidade e função no marketing. Público – organizado por órgão governamental (municipal, estadual ou federal).