tipologia de eventos
ENCONTRO: Reunião comum nas áreas de ciências humanas e sociais, com o objetivo de expor trabalhos, estudos e experiências relevantes. Há o debate de temas antagônicos que são apresentados por representantes de terminados grupos e necessita de um coordenador para resumir e apresentar as conclusões. Não possui caráter oficial para implantar as decisões políticas obtidas após as discussões, mas pode ser a primeira fase para um evento mais estruturado.
ENCONTROS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS:
SIMPÓSIO: É o método onde duas pessoas ou mais, versadas em determinado assunto, sob a direção de um coordenador, expõem um tema sobre sua especialidade, cada qual apresentado por uma parte ou focalizando os seus pontos de vista diferentes, contando com a participação do auditório, no final da sessão, por meio de perguntas aos expositores.
SEMINÁRIO: Sua finalidade é a investigação ou o estudo de um tema em reuniões e trabalho devidamente planejados. É um grupo de trabalho ativo, pois seus membros não recebem as informações elaboradas, pesquisam por seus por seus próprios meios em colaboração recíproca.
Componentes – Diretor, expositor e comentador.
Se divide em:
Fase de exposição – quando um indivíduo, previamente escalado, realiza uma pesquisa e leva sua contribuição para o grupo.
Fase de discussão – quando o assunto em pauta é debatido e detalhado em todos os seus aspectos. Fase de conclusão – quando um coordenador, polarizando as opiniões dominantes, propõe as recomendações finais do seminário à aprovação do grupo.
DEBATE: Discussão entre duas pessoas cada uma defendendo um ponto de vista. Existe a necessidade de um moderador para coordenação do debate. Pode ser aberto ao público ou transmitido por veículos da mídia, entretanto nunca a platéia participa com perguntas.
Componentes – Moderador, secretário, debatedores e platéia.
PAINEL: Deriva da mesa redonda. Caracterizado por um grupo de apresentação, no qual os