Relatório SUPERFÍCIES EQUIPOTÊNCIAS
2 DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
2.1 Materiais:
- Resistores de 330Ω e 680Ω;
- Placa de conexão;
- Fonte de tensão contínua: Marca: Instruterm; Modelo: DC Power Supply FA-1030;
- Multímetro: Marca: Dawer; Modelo: DM 2020;
- Amperimetro: Marca: Minipe; Modelo: ET-2076;
- Cabos;
2.2 Procedimentos:
Parte 1:
Utilizando os resistores da lista de materiais, medimos o valor de cada resistor com a utilização de um multímetro (ohmímetro), anotando os dados na tabela 1. Depois, calculamos o resistor equivalente e em seguida conectamos os dois resistores em série para medir o valor do resistor equivalente. Os valores calculado e medido foram anotados também na tabela 1.
Calculados os valores de resistência, montamos um circuito ligando os resistores em série à uma fonte de tensão, aplicando 11,0V ao circuito e então, medimos a tensão da fonte (VAD), a tensão sobre R1 (VAB) e a tensão sobre R2 (VDC) anotando os dados na tabela 2. Após obter essas medidas, utilizamos o multímetro na escala de amperímetro para medir a intensidade de corrente entre a fonte e R1 (IA), entre os dois resistores (IB) e entre R2 e fonte (ID). Os resultados são anotados na tabela 2.
O próximo passo foi manter um amperímetro ligado ao circuito e com o multímetro medir as tensões na saída da fonte (VAD), na associação de resistores (VBD) e a corrente do circuito. Então calculamos a resistência que o amperímetro fornece ao circuito (ramp).
Parte 2:
Utilizando os mesmos resistores da parte 1, fizemos uma associação em paralelo destes resistores e, em seguida calculamos e medimos o valor do resistor equivalente (Reqc) e (Reqm) para essa associação, anotando os dados na tabela 5.
Depois montamos um circuito composto pelos dois resistores ligados em paralelo e uma fonte de tensão contínua, aplicando 5V ao circuito e, medimos a tensão de saída da fonte (VAF) e as tensões em R1 (VBE) e R2 (VCD), anotando os valores na tabela 4.
Em