Misturas Heterogeneas
Nutriçao - 1° Periodo
Bruna Cristine Carvalho dos Santos
Métodos de Separação de Misturas
Araguari 03/2013
Misturas Heterogêneas
Catação: os grãos ou fragmentos de um dos componentes são catados com as mãos ou com uma pinça. Por exemplo, quando escolhemos feijão e separamos as impurezas.
Ex. separação do feijão.
Tamisação: A tamisação ou peneiração, como é mais conhecida, é um processo de separação de misturas sólidas, onde os sólidos têm dimensões diferentes e é usada também para desfazer aglomerados de alguma substância que está aglomerada por algum motivo. A peneiração é feito com uma peneira, também chamada de tamises. Este processo é muito usado na fabricação de medicamentos manipulados, em construções civis onde o pedreiro separa a areia das sujeiras (pedras, folhas, etc.), para desfazer aglomerados da farinha de trigo antes de preparar um bolo e em vários outros lugares.
Decantação: a decantação é um processo de separação de misturas heterogêneas, principalmente de misturas compostas por líquidos (imiscíveis ou não (que não se misturam)). O recipiente contendo as substâncias é inclinado, derramando a substância mais leve (que fica em cima), em outro recipiente.
Dissolução fracionada: é uma técnica ou método de processo de separação para separar misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente.
Separação Magnética: é utilizada para separar misturas heterogêneas, onde um dos componentes da mistura é atraído por um ímã ou um eletroímã. Um exemplo da utilização da separação magnética é quando temos uma mistura de ferro em pó e enxofre que, com a ajuda de um ímã ou um eletroímã conseguimos atrair o ferro em pó, separando-o do enxofre.
Filtração simples: Processo que se destina à separação dos componentes de misturas heterogêneas sólido-líquidas. São utilizados funil, papel-filtro, e copo de béquer