Campo elétrico
CAMPO ELÉTRICO
Larissa Andrade Prado Martins RA: 09.02057-8
Aline Álvares dos Santos RA: 10.02133-7
Ana Paula Neves Alves RA: 11.00020-0
SÃO CAETANO DO SUL
2012
IDENTIFICAÇÃO
Equipe: Turma:
RA Nome Assinatura
CAMPO ELÉTRICO
RESUMO
Através de um experimento, definiremos as linhas de campo elétrico e superfícies equipotenciais, marcando pontos e traçando a curva exponencial para provar a teoria estudada.
INTRODUÇÃO
Assunto
O assunto deste experimento é campo elétrico. Determinando as superfícies equipotenciais presentes entre duas cargas.
Em uma cuba eletrolítica, usamos uma sonda para procurar pontos que contenham o mesmo potencial. Com esses pontos traçamos as linhas do camp elétrico, e fazemos as análises pedidas no experimento.
Objetivos
Obter as superfícies equipotenciais na região entre duas distribuição de cargas. Obter o campo elétrico a partir do potencial elétrico. Interpretar a expressão dV/dl. Determinar as características do campo elétrico e potencial elétrico dentro de um condutor em forma de coroa.
TEORIA
Campo elétrico é o campo estabelecido em todos os pontos do espaço sob a influência de uma carga geradora de intensidade Q, de forma que qualquer carga de prova de intensidade q fique sujeita a uma força de interação (atração ou repulsão) exercida por Q.
A força elétrica sobre um corpo carregado é exercida pelo campo elétrico produzido por outros corpos carregados. Um corpo não pode produzir uma força resultante sobre si mesmo.
Para verificar a existência de um campo elétrico em determinado ponto, coloca-se uma carga de teste neste ponto. Se a carga teste sofrer a ação de uma força elétrica, conclui-se que existe campo elétrico no ponto estudado.
O campo elétrico (E) pode ser calculado como a divisão da força elétrica (F) pela unidade de carga que atua sobre uma carga (q) situada nesse