Configurações de campos elétricos
Resumo. Este relatório descreve o que são superfícies equipotenciais e, a partir destas, como são construídas as linhas de campo elétrico. Além disso, mostra como é o potencial e o campo elétrico no interior de um condutor em equilíbrio eletrostático
Palavras chave: campo elétrico, potencial elétrico, linhas de campo, superfície equipotencial
Introdução
Neste relatório estão descritas três configurações do campo elétrico em uma cuba com água. Na primeira foi observado um dipolo elétrico, na segunda o campo de duas placas metálicas planas paralelas, com cargas iguais e de sinais contrários. Na terceira, colocou-se um cilindro entre as duas placas paralelas.
No experimento procurou-se encontrar vários pontos onde o potencial elétrico era o mesmo, para obtermos superfícies equipotenciais. Foram realizadas diversas medições de potencial elétrico e posteriormente reproduzidas suas posições em papel milimétrico na forma de gráfico, onde se pode observar as superfícies equipotenciais e a partir delas pode-se determinar as linhas de campo elétrico, já que estas são sempre perpendiculares com as linhas das superfícies equipotenciais.
Procedimento Experimental
Inicialmente foi montado um dipolo elétrico, dentro de uma cuba com água e foi aplicado uma fonte de tensão contínua de 10V. Foi fixada a ponteira negativa do voltímetro no eletrodo negativo e com a ponteira positiva e após procurou-se na água pontos com a mesma tensão em relação à ponteira fixa, que é considerada como o potencial de referência.
Após colocou-se placas nos ponteiros, distantes 7cm uma da outra, de forma paralela, aplicando uma fonte de tensão contínua de 10V, conforme figura abaixo:
________________________ + + + + + + + + + + + + + + + + 10V + 7cm