Coleçao de Livros Educação Infantil
O nome do Estado origina-se da denominação da tribo indígena ‘guaiás’, que por corruptela se tornou Goiás. Vem do termo tupi gwa ya que quer dizer indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça.
O clima do Estado de Goiás é tropical, com inverno quente e seco e verão quente e chuvoso. As temperaturas médias são superiores a 20º C, com amplitude térmica anual de até 7º C e precipitações de 1.000 a 1.500 mm/ano.
Situado no coração do planalto central brasileiro, o Estado de Goiás limita-se ao norte com o Tocantins; a leste e sudeste com Minas Gerais; a leste com a Bahia; a sudoeste com o Mato Grosso do Sul; e a oeste com o Mato Grosso. Sua superfície é de 341.289,5 km2, onde se encontram terrenos cristalinos sedimentares antigos e áreas de planaltos bastante trabalhadas pela erosão, que se alternam com chapadas, apresentando características físicas de contrastes marcantes e beleza singular. As maiores altitudes localizam-se a leste e ao sul, onde se encontram a Chapada dos Veadeiros, com elevações acima de 1.200 metros, e a Serra dos Pireneus, que atinge 1.395 metros de altura. Suas terras são drenadas principalmente pelos rios Tocantins, Araguaia e Paranaíba, este um dos formadores do rio Paraná, na região meridional. Destacam-se ainda no Estado, os rios Aporé, Corumbá, São Marcos, Claro e Maranhão. No rio Araguaia encontra-se a ilha de Bananal, a maior ilha fluvial brasileira, região muito procurada por turistas para a prática da pesca e lazer.
Com exceção da pequena área onde domina a floresta tropical, conhecida como Mato Grosso de Goiás, a maior parte do território do Estado de Goiás apresenta o tipo de vegetação escassa do cerrado, com árvores e arbustos de galhos tortuosos, cascas grossas, folhas cobertas por pêlos e raízes muito profundas. Ao contrário das áreas de caatinga do Nordeste brasileiro, o subsolo do cerrado tem muita água, embora o solo seja ácido, com alto teor de alumínio, e pouco fértil. Por esse motivo, na estação seca