Fisica 2
Campo Elétrico
CAMPO ELÉTRICO
Centro Universitário Instituto Mauá de Tecnologia, Escola de Engenharia Mauá
Grupo 01, Turma 01 e Laboratório 01
* Resumo:
No relatório que se segue, será descrita de forma quantitativa a análise e preparação de um experimento físico visando o estudo dos conceitos de campo elétrico, potencial elétrico, superfícies equipotenciais e linhas de campo, bem como suas inter-relações. Tal experimento consta de medições de potenciais elétricos em uma cuba eletrolítica e posterior interpretação, através de gráficos, dos conceitos envolvidos no experimento.
Palavras Chave: campo elétrico; potencial elétrico; superfícies equipotenciais; linhas de campo.
* Introdução:
O tema central abordado faz referência a conceitos fundamentais da eletroestática, tais como o campo elétrico, potencial elétrico, superfícies equipotencias e linhas de campo. Através do surgimento de superfícies equipotenciais em uma cuba eletrolítica pode-se estudar os conceitos citados a cima.
Este experimento tem como objetivo obter as superfícies equipotenciais na região entre duas distribuições de cargas, o campo elétrico a partir do potencial elétrico, interpretar a expressão dV/dl e determinar as características do campo elétrico e potencial elétrico entre dois condutores de formas distintas.
* Teoria:
O conceito de campo elétrico surgiu da necessidade de explicar a ação de forças à distância sem a necessidade de nenhuma matéria. Podemos chamar de campo elétrico a modificação ou influência que uma carga elétrica exerce em todos os pontos do espaço a sua volta. A existência do campo elétrico é comprovada quando uma carga de prova situada nas vizinhanças de uma carga fonte sofre a ação de uma força elétrica, o que nos leva a outra definição relativa a um ponto determinado do espaço, a qual diz que o campo elétrico num ponto é definido pela relação entre a força elétrica sobre uma carga de prova “q”, sendo “q” uma