Relatório sobre o filme We are the Legion
FICHA TÉCNICA
Título original: We Are Legion: The Story Of The Hacktivists
Gênero: Documentário
Duração: 1h 33 min
Direção: Brian Knappenberger
O documentário trás um tema atual, expondo de maneira clara a questão dos grupos cibernéticos, que a princípio se uniam para fazer brincadeiras e trotes online, mas com o tempo foram tomando imensa proporção, de forma que hoje, alguns se tornaram grandes grupos de ativistas.
Dando ênfase a um dos grupos, atualmente o mais conhecido e disseminado pelo mundo: Anonymous, o filme expõe seus maiores ideais que são: defender e garantir a liberdade de expressão, coibindo a censura de qualquer tipo que seja.
O primeiro grande ato do Anonymous foi derrubar um programa de rádio americano que trazia como temas racismo e segregação, porém tinha como objetivo não coibir esse tipo de comportamento, mas sim propagar e dissuadir os mesmos. A partir daí foi um ato seguido de outro, ajudando inclusive o povo egípcio durante todo o processo de protestos e manifestações até a queda do então presidente Hosni Mubarak. Devido a quantidade de atos e ataques repreensivos a entidades governamentais e também a empresas privadas, em repudio a comportamentos considerados injustos e prejudiciais a liberdade, o grupo vem estampando mais e mais notícias nos meios midiáticos.
Para mim o filme evidencia a presença destes anti-heróis modernos, apresentando desde seu nascimento até os dias atuais, mostrando a força das massas, a inaptidão e incapacitação dos governos em lidar com tais atos, que crescem de forma descontrolada, mostrando ao mundo que existem pessoas questionadoras e que estão dispostas a defender seus valores, indo contra seja quem for, acima de qualquer instituição governamental ou não.