Relatório sobre teor de acido acético no vinagre.
O vinagre contém ácido acético como seu principal constituinte ácido. A determinação da concentração deste ácido é feita por titulação com solução de NaOH. O ácido acético é um gás incolor, de cheiro penetrante, de sabor azedo, solúvel em água, álcool e éter.
Introdução:
O vinagre é um líquido que contém cerca de 4% de ácido acético, obtido a partir da oxidação do álcool contido no vinho ou no malte de cereais. Como é obtido a partir de produtos naturais, o vinagre contém outras substancias ácidas. Contudo, como estas se encontram em pequenas quantidades, na determinação de sua acidez considera-se que ele contém exclusivamente ácido acético. O objetivo foi observar o ponto de viragem do ácido acético.
Parte experimental:
Materiais e reagentes:
Vinagre
Água
Fenolftaleína
Béquer
Erlenmeyer
Suporte universal
Garra de bureta
Bureta
Pipeta graduada
Solução de NaOH
Procedimento experimental: Pipetou-se 10 ml de vinagre em um erlenmeyer. Adicionou-se 100 ml de água e 4 gotas de fenolftaleína. Agitou-se. Dissolveu-se 0,444g de NaOH em 100 ml de água. Encheu-se a bureta com 25 ml de solução de NaOH. Adicionou-se gota a gota da solução da bureta no erlenmeyer, agitando-o constantemente. Fechou-se a torneira da bureta na hora que ocorre-se a viragem do indicador. Anotou-se o volume de NaOH gasto na titulação. Resultado e discussão: A partir do experimento feito para determinar a acidez do vinagre, observou que o volume de NaOH gasto na titulação foi de 6,6 ml.
Calculou-se a massa de NaOH necessário para preparar 100 ml da solução de 0,1 mol/L:
NaOH = 40g
1 mol ----- 40g 4,44g ----- 1000 ml
0,1 mol --- x x ----- 100 ml x = 4,44 g x = 0,444g
Calculou-se a concentração de ácido acético no vinagre:
Mvinagre.Vvinagre = MNaOH.VNaOH 1 mol ac.acético ----- 60g M.10 = 0,1. 6,6