Relatório - Produção de sabão
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
Disciplina Química II
Prof° Dr° Pierre Mothé Esteves
Tutor: Fábio Marques de Oliveira
Aluna: Renata Maria de Freitas
Matricula: 14214070026
Pólo: Nova Iguaçu
Nova Iguaçu, 2015
1- INTRODUÇÃO:
O sabão nada mais é que ácidos graxos em que o hidrogênio foi substituído por um cátion na reação de saponificação. Essa reação consiste em realizar uma hidrólise ácida ou básica nos óleos e gorduras, que são ésteres. A hidrólise ácida produzirá simplesmente o glicerol os ácidos graxos constituintes. Em quanto à hidrólise básica produzirá o glicerol e os sais desses ácidos graxos de cadeia longa. Esses sais formados são os sabões.
Como já se sabe o sabão é utilizado para realizar diversas limpezas com sujeira de óleos. Isso só é possível para que o sabão possua uma cadeia hidrocarbônica longa dos sais de ácidos carboxílicos é apolar e é capaz de interagir com espécies apolares, como gorduras e outras que denominamos comumente sujeira. O grupamento ácido carboxílico ionizado (carboxilato), por ser polar, é capaz de interagir com moléculas de água. Por causa dessa característica, as moléculas de sabão interagem tanto com água como com gorduras, o que proporciona a limpeza da sujeira.
2- OBJETIVO:
Preparação de um sabão simples e verificação das propriedades deste.
3- MATERIAL UTILIZADO:
- Hidróxido de potássio;
- Etanol;
- Óleo de soja;
- Béquer;
- Suporte para tubos de ensaio;
- Bastão de vidro;
- Papel de filtro;
- Funil;
- Solução de NaOH 25%;
- Solução saturada de NaCl;
- Ácido acético;
- Água gelada;
- Tubos de ensaio;
- Papel indicador.
4- METODOLOGIA:
Foi transferidor 23 mL de óleo vegetal para um béquer de 300 mL. Em seguida, adicionou-se 20 mL de etanol e 80 mL de NaOH 25%. Em seguida, O