SINDROME NEFROTICA
CRIANÇAS
INTRODUÇÃO
A síndrome nefrótica (SN) é uma entidade clínica caracterizada fundamentalmente por proteinúria maciça e hipoalbuminemia. De acordo com o International Study of
Kidney Disease in Children (ISKDC,
1978), o quadro completo inclui ainda edema, hiperlipidemia e lipidúria. A
SN
primária em crianças, correspondendo a aproximadamente 80% dos casos e tem início entre os 2 e 7 anos de idade, sendo que 2/3 dos casos ocorrem antes dos 5 anos e o pico de incidência é aos 3 anos de idade.
Em algumas crianças, a SN manifesta-se nos primeiros meses de vida. Neste grupo etário, ocorre maior prevalência de SN congênita. Em adultos, responde por aproximadamente 25% das nefropatias primárias que cursam com SN.
FISIOLOGIA
A circulação extracorpórea é um agente capaz de produzir alterações na função do sistema renal e no equilíbrio dos líquidos e dos eletrolitos do organismo. Os rins são fundamentais na regulação do meio interno, em que estão imersas as células de todos os órgãos.
Os rins desempenham duas funções primordiais no organismo: 1. Eliminação de produtos terminais do metabolismo orgânico, como uréia, creatinina e ácido úrico;
2. Controle das concentrações da água e da maioria dos constituintes dos líquidos do organismo, tais como sódio, potássio, cloro, bicarbonato e fosfatos.
FISIOLOGIA
O sistema urinário, encarregado da produção, coleta e eliminação da urina está localizado no espaço retroperitonial, de cada lado da coluna vertebral dorsolombar.
FISIOLOGIA
Os principais mecanismos através os quais os rins exercem as suas funções são a filtração glomerular, a reabsorção tubular e a secreção tubular de diversas substâncias.
FISIOLOGIA
FISIOPATOLOGIA
MANISFETAÇÕES CLINICAS
Edema matinal palpebral
Edema MMII
Ascite
Distúrbios respiratórios
Oligoanúria
urina espumosa
Distúrbios gastrointerniais
dor abdominal
DIAGNOSTICOS
LABORATORIAIS
• URINA TIPO 1;
• Teste de proteinúria semiquantitativa;
• Proteinúria de 24