Síndrome Nefrótica
A perda maciça de proteínas.
Discentes:
D. A.
W. B. S.
O que é Síndrome nefrótica ?
Síndrome nefrótica não é uma doença, mas um conjunto de sinais e sintomas. Ocorre nos pacientes que têm uma proteinúria (proteína na urina) maciça. A proteinúria ocorre sempre em conseqüência de alterações do filtro glomerular renal, por inúmeras causas.
Tipos de Causas:
A síndrome tem duas causas: primária, quando não está associada a nenhuma doença; e secundária, quando o paciente tem alguma doença
PRIMÁRIA
Lesões mínimas
Gesf
Membranoproliferativa
Membranosa
SECUNDÁRIA
LES
Diabete melito
CMV
Hepatite
AIDS
TORCHS
Linfoma
Principais causas:
Uma vez estabelecido o diagnóstico de síndrome nefrótica, deve-se fazer um esforço para encontrar a causa. As doenças que causam lesão no filtro renal têm origens:
Inflamatórias,
infecciosas,
degenerativas,
obstrutivas,
congênitas e
neoplásicas.
Quem esta sujeito a essa síndrome?
Incidência
Prevalência
16/ 100.000 crianças
Faixa etária
2-7casos/100.000 crianças abaixo de 16 anos
60% 2-6 anos
Sexo
meninos 3:2
Como se desenvolve?
O modo de início é lento e o edema (inchume) vai se instalando vagarosamente. Começa pelas pernas e pálpebras, generalizando-se por todo o corpo. Pelo filtro glomerular renal passam diariamente em torno de 60.000g de proteínas, mas somente 0,150 g são excretadas pela urina, sendo que o máximo que o rim pode excretar na urina de 24h é 40 gramas.
O fígado adulto produz de 12 a 14g de proteínas diariamente, quantidade limitada pela idade, estado do fígado e nutrição. Se o rim perder na urina mais de 7g/dia, a produção diária não é suficiente para manter normal a taxa de albumina no sangue (3,5 a 4,0g%), surgindo a hipoalbuminemia.
Edema
Como se desenvolve?
Com a hipoalbunemia em