Farmacognosia plantas
• Família: Araliaceae
• Nomes populares: Hera, heradeira, hereira, aradeira, hedra, hera-dos-muros, trepadeira.
• Distribuição geográfica: A Hedera é originária da Europa e está amplamente distribuída em regiões temperadas, em especial na Ásia e norte da África.
• Aspectos botânicos: As folhas são simples, persistentes, verde-escuras, brilhantes, coriáceas, alternas, lobuladas ou cordadas na fase juvenil a inteiras quando adultas. As inflorescências são pequenas umbelas esféricas com 6 a 8 raios curtos todos num só plano. As flores são hermafroditas, amarelo-esverdeadas, com cálice de 5 dentes curtos soldados ao ovário, sépalas triangulares e corola constituida por 5 pétalas lanceoladas. Androceu com 5 estames alternando com as pétalas. O fruto é uma pseudobaga globosa, negra na maturação com 4 a 5 sementes rugosas e rosadas.
• Indicação: As folhas secas, em forma de infusão, podem ser úteis em casos de bronquite pelo seu efeito mucolítico, expectorante e broncodilatador facilitando a expectoração e melhorando a respiração. É usada como cicatrizante,analgésico e antiinflamatório em preparações de uso externo. A Hedera é contra-indicada para gestantes.
• Dados farmacológicos: O principal princípio ativo pertence ao grupo das hederasaponinas. Em diferentes ensaios verificou-se uma inibição da elastase e da atividade da hialurinase. Observou-se, além disso, proteção renal e atividade antibiótica e antiparasitária. As saponinas em forma conjunta apresentam atividade vasoconstritora e individualmente apresentam propriedades analgésicas e lipolíticas.
• Dados químicos: As folhas apresentam flavonóides (rutosídeo e rutinosídeo), saponinas e ácidos polifenólicos (cafêico e clorogênico). Saponinas são glicosídeos de esteróides ou de terpenos policíclicos. Quanto a estrutura das saponinas, em geral, possuem uma parte com característica lipofílica (triterpeno ou esteróide) e outra parte hidrofílica (açúcares), o que determina a propriedade de redução