Relatório- Produção de sabão caseiro
Na atualidade se coloca muito em pauta a questão ecológica e o reaproveitamento de materiais para a criação de outros. Com a ajuda da química é possível reutilizar muitos tipos de materiais para que outras coisas sejam criadas e usadas, uma dessas coisas é o sabão.
O sabão é um produto de grande utilidade doméstica. Tanto que atualmente estão à venda sabões de diversas marcas. Mas o que pouca gente sabe é que é possível produzir sabão em casa, com uma receita simples, ingredientes fáceis e muita atenção. O sabão caseiro é uma alternativa inteligente aos sabões industriais. É mais econômico e evita o lançamento de óleo na rede de esgoto. Uma grande atenção é dada ao sabão caseiro pelo fato já citado , o reaproveitamento , ele ajuda a preservar o meio ambiente: sua fabricação recicla óleos e gorduras de cozinha.
Assim como os sabões vendidos nos supermercados, o sabão caseiro não é biodegradável, isto é, permanece no ambiente como agente poluidor muito tempo depois de ter sido utilizado. A diferença é que sua produção envolve o reaproveitamento de óleos e gorduras que também iriam poluir o meio ambiente. Além disso, as receitas, que são muitas vezes antigas e transmitidas de geração em geração, rendem bastante e geram um produto tão eficaz quanto o industrial.
Materiais
1 litro de óleo usado
100g de soda ( NaOH)
250 ml de água (H20)
100 ml de amaciante
Corante
Luvas domésticas
Colher de pau
Recipiente de plástico
Coador de pano
Recipiente de vidro
Procedimentos
A fabricação de sabão requer cuidados especiais. Deve-se respeitar as quantidades dos ingredientes e os procedimentos descritos na receita. Atenção com a soda cáustica: quando misturada com água, ela libera muito calor, podendo causar lesões na pele. Se ingerida, destrói as vias digestivas e pode matar. O uso de luvas e máscara é imprescindível, recomenda-se também o uso de recipientes e colheres de madeira e o acompanhamento de um adulto.
1. Com o coador de pano