Relatório paquímetro e micrômetro
PAQUÍMETRO, MICRÔMETRO E RÉGUA
SÃO CRISTÓVÃO
22 de novembro de 2013
T06
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO..............................................................01
2- OBJETIVOS...................................................................03
3- MATERIAIS E MÉTODOS...........................................04
4- RESULTADOS E DISCUSSÕES..................................05
5- CONCLUSÕES..............................................................12
6- BIBLIOGRAFIA............................................................13
1- INTRODUÇÃO
O instrumento mais comum para a realização de medidas no dia a dia é a régua, pois seu uso é acessível e não precisa se ter muito conhecimento prévio em relação a medições. É usada para medir espaços muito pequenos e geralmente é graduada em milímetros. No entanto tal instrumento não traz medidas tão precisas para centésimos de milímetros. Para resolver este problema utiliza-se o paquímetro e micrômetro que podem dar medidas mais precisas.
A palavra paquímetro tem origem grega e significa medida grossa, surgiu a partir da criação do nônio ou vernier por Pierre Viernier que subdividiu medições em partes menores. É um instrumento feito geralmente de aço inoxidável e suas calibrações são realizadas a 20ºC sendo utilizado para realização de medições rápidas. Esta ferramenta é utilizada para medidas de espessuras e diâmetro interno e externo. Sua medição torna-se mais confiável devido à presença do nônio, que é a escala de medição contida no cursor móvel e possuí precisão de 1/10 mm dividido em nove partes.
1: encostos, 2: orelhas, 3: haste de profundidade, 4: escala inferior (graduada em mm), 5: escala superior (graduada em polegadas), 6: nônio ou vernier inferior (mm), 7: nônio ou vernier superior (polegada), 8: trava
O primeiro micrômetro foi criado por Jean Louis Palmer e se assemelhava ao sistema parafuso porca,